sexta-feira, 24 de julho de 2015

CRÓNICA RIVAL #1

Vamos começar uma série de crónicas, onde damos a voz a adeptos rivais. Porque também é interessante saber e entender como eles olham para o nosso grande Sporting, ter uma prespectiva diferente da nossa realidade. 




Antes de começar a fazer análise permitam-me que dê os parabéns aos criadores do blog, é sempre importante que os adeptos estejam envolvidos no espirito do seu clube, neste caso concreto o Sporting Clube Portugal. E felicitar pela ideia inovadora de colocar um adepto do Futebol Clube do Porto a escrever sobre o vosso Clube. Prometo ser sério, honesto e ter máximo fair-play, apesar de ser portista sei o que é ser do Sporting porque diariamente convivo com um sportinguista, o meu pai, que, permitam-me a provocação, não me conseguiu convencer a pertencer à família leonina. O azul e branco sempre me fascinou. 

Irei fazer uma análise ao plantel e ao treinador e opinarei sobre as novas contratações. 

É inevitável esta época pensar e falar no Sporting e não mencionar o nome de Jorge Jesus. Deixem-me dizer-vos que em meados do ano de 2008, quando o famoso treinador estava no Belenenses, já eu dizia a amigos “gostava de o ver a suceder ao professor Jesualdo”. É uma excelente contratação para o Sporting, diria que esta foi A contratação da época, sem dúvida. Um treinador de créditos firmados, conhecedor do futebol português e com resultados que permitem nos dizer que já é dos melhores treinadores portugueses de sempre. A bitola agora com ele estará alta e não tenho dúvidas que o futebol do Sporting será melhor. 

Passando aos reforços e ao que acho de alguns. Desde que JJ chegou ao Sporting que surge em catadupa nomes para o eixo da defesa: um novo Luisão é o que quer o Jesus, dizem os comentadores. Eu não acho que o Sporting necessite de um Luisão a todo o custo. Precisa de um líder, sim. Um homem que imponha a sua força através das palavras e que consiga segurar os mais jovens cá atrás, como é o caso do Paulo Oliveira. O Douglas, a meu ver, seria um bom reforço. O Naldo e o Ciani, não conheço muito deles, confesso. Mas, não me parece que sejam extraordinários jogadores. Paulo Oliveira, Naldo, Ciani e Ewerton, deverá ser este o quarteto (não coloquei por ordem alguma). Fico expectante para ver o que irá acontecer a Tobias Figueiredo, acho que para já fica até por causa da lesão do Ewerton. A venda do Cédric foi bem colmatada. João Pereira. Não é um jogador que admire muito, mas é conhecedor do futebol português, vem a custo zero e regressa ao Sporting mais maduro. O treinador aprovou a contratação, portanto conta com ele para titular.

O Bryan Ruiz, para mim, é o vosso melhor reforço. Excelente jogador. Algum inconstante, deixem-me já dizer-vos, mas se o JJ conseguir tirar as melhores virtudes dele têm aí jogador para dar chocolate na maioria dos jogos da nossa liga. Vi o jogo da Costa Rica com o México e não gostei muito de o ver jogar, possivelmente estará cansado, mas escondeu-se muito do jogo. Não sei se vai jogar na ala ou no meio, eu preferia vê-lo como ‘10’, a pensar e a pautar o jogo ofensivo do Sporting. O mais certo é jogar como extremo esquerdo. Isto admitindo que o JJ vai apostar no seu tradicional 4x1x3x2 (4x4x2). O intermédio é um dos sectores que mais gosto no Sporting: William, André Martins, João Mário e o Adrien. Gosto muito do André Martins e João Mário. Estou curioso para ver o Wallyson e o João Palhinha. Espero que surja oportunidade para o Gelson Martins e o Iuri Medeiros jogarem, o Iuri tem um talento brutal. 

Ofensivamente o jogador que mais me enche as medidas é o Fredy Montero. Tem tudo para ser um dos melhores nesta era-JJ. Vejo-o a encaixar muito bem no seu habitual duo de avançados em que a tarefa dele será mais vir atrás buscar jogo, um pouco à semelhança do Jonas no Benfica da época passada. A nível de reforços chegou o Teófilo Gutiérrez e deixem-me dizer-vos que não sou grande fã dele. Vejo algum futebol argentino e vi alguns jogos do River Plate. É um avançado similar ao Montero, segundo avançado, homem móvel, alguma técnica, também vai marcando golos, mas não acho que seja superior ao Fredy Montero, seja talvez mais forte na agressividade e combatividade. Ele tem também já alguns episódios de violência dentro e fora das quatro linhas. É um jogador que se pudesse evitava ter no meu plantel. Mas, vamos ver o que ele pode dar. Se o JJ conseguir tirar as suas melhores virtudes e domar a fera não vejo problema. 

Aguardo também para ver como irá acabar a novela Carrillo. É um excelente jogador e que poderá encaixar bem no modelo de Jorge Jesus. 

Saudações.

Autor do Artigo: Diogo Alves

Ajuda-nos a crescer. Passa pela nossa página do facebook e deixa um like (link). Assim poderás ficar a saber de todas as novidades mais rapido. Se estiveres interessado em colaborar connosco, vê mais informações aqui.

Tags

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.